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Conhecimeto em movimento
Carlos Eduardo
A importância do monitoramento da equipe de vendas por geoposicionamento
Todo gestor sabe que, para garantir a produtividade de sua equipe de vendas, é necessário monitorá-la. Em equipes internas, relógio-ponto, planilhas e ferramentas de gerenciamento de tarefas dão conta de acompanhar o andamento dos projetos e o desempenho de seus vendedores. Em contrapartida, realizar o monitoramento de equipes externas costuma ser um grande desafio.
A explicação é que, além do fechamento da venda, a produtividade de uma equipe de vendas externas depende muito da otimização dos recursos demandados pelo deslocamento e qualquer desvio ou falha no percurso planejado pode significar um grande prejuízo para a empresa.
A fim de reduzir os riscos do processo e garantir o cumprimento das metas propostas, muitos gestores têm adotado tecnologias baseadas na localização por satélite - GPS, capazes de indicar o trajeto feito pelo seu vendedor.
No artigo de hoje, você irá conhecer 5 vantagens desse tipo de tecnologia e a importância do monitoramento da equipe de vendas por geoposicionamento. Confira!
#1 Economia
Sem dúvida, a economia é a principal vantagem de monitorar as equipes de vendas por GPS. E não trata-se apenas de economia financeira: o tempo ganho permite que o vendedor visite mais clientes e amplie, assim, suas oportunidades de negócio.
#2 Gestão da produtividade
Empresas que utilizam o monitoramento por GPS têm controle da produtividade da equipe de vendas em tempo real. Com ele, é possível saber quais regiões foram visitadas pelo vendedor e, dessa forma, analisar qual o seu percentual de aproveitamento até o momento.
#3 Otimização da rota
A análise das rotas possibilita que o gestor faça escolhas mais eficientes. Isto é, além de considerar os clientes da mesma região para a definição do roteiro, ele pode otimizar as rotas conforme as visitas com maior probabilidade de venda. Essa decisão também impacta diretamente no tempo e no custo despendidos no trajeto.
#4 Segurança do funcionário
Embora a atuação do vendedor externo ocorra fora da sede, a empresa é responsável por sua segurança. Em razão disso, implementar o monitoramento das equipes de vendas por geoposicionamento pode reduzir, de fato, os riscos aos quais o vendedor está exposto diariamente. E mais: quando o colaborador está consciente da preocupação que a empresa tem em cuidar de sua segurança e bem estar, sente-se mais motivado e produtivo.
#5 Credibilidade no mercado
Uma empresa que investe constantemente em atualização e tecnologia tem vantagem no mercado em relação aos concorrentes. Com o monitoramento da equipe de vendas, os clientes ficam mais confiantes por saberem que a entrega do seu pedido está assegurada. Além disso, tendem a valorizar e promover as marcas que prezam, efetivamente, pela segurança de seus funcionários.
Monitoramento da equipe de vendas com Siva+
Por meio de um software integrado ao smartphone do vendedor, o Siva+ permite monitorar todo o processo de vendas, do trajeto à emissão da nota fiscal. Oferece recursos compatíveis com empresas de diversos segmentos, reduzindo a burocracia e contribuindo para o cumprimento das suas metas.
Para saber mais sobre o monitoramento de equipes de vendas com Siva+, deixe sua mensagem aqui e nós entraremos em contato!