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Jun 26

Carlos Eduardo

softmovel / news

A importância do monitoramento da equipe de vendas por geoposicionamento

  • 26 junho 2018
  • Carlos Eduardo
Picture of frog by Ben Fredericson


Todo gestor sabe que, para garantir a produtividade de sua equipe de vendas, é necessário monitorá-la. Em equipes internas, relógio-ponto, planilhas e ferramentas de gerenciamento de tarefas dão conta de acompanhar o andamento dos projetos e o desempenho de seus vendedores. Em contrapartida, realizar o monitoramento de equipes externas costuma ser um grande desafio.

A explicação é que, além do fechamento da venda, a produtividade de uma equipe de vendas externas depende muito da otimização dos recursos demandados pelo deslocamento e qualquer desvio ou falha no percurso planejado pode significar um grande prejuízo para a empresa.

A fim de reduzir os riscos do processo e garantir o cumprimento das metas propostas, muitos gestores têm adotado tecnologias baseadas na localização por satélite - GPS, capazes de indicar o trajeto feito pelo seu vendedor.

No artigo de hoje, você irá conhecer 5 vantagens desse tipo de tecnologia e a importância do monitoramento da equipe de vendas por geoposicionamento. Confira!

#1 Economia

Sem dúvida, a economia é a principal vantagem de monitorar as equipes de vendas por GPS. E não trata-se apenas de economia financeira: o tempo ganho permite que o vendedor visite mais clientes e amplie, assim, suas oportunidades de negócio.

#2 Gestão da produtividade

Empresas que utilizam o monitoramento por GPS têm controle da produtividade da equipe de vendas em tempo real. Com ele, é possível saber quais regiões foram visitadas pelo vendedor e, dessa forma, analisar qual o seu percentual de aproveitamento até o momento.

#3 Otimização da rota

A análise das rotas possibilita que o gestor faça escolhas mais eficientes. Isto é, além de considerar os clientes da mesma região para a definição do roteiro, ele pode otimizar as rotas conforme as visitas com maior probabilidade de venda. Essa decisão também impacta diretamente no tempo e no custo despendidos no trajeto.

#4 Segurança do funcionário

Embora a atuação do vendedor externo ocorra fora da sede, a empresa é responsável por sua segurança. Em razão disso, implementar o monitoramento das equipes de vendas por geoposicionamento pode reduzir, de fato, os riscos aos quais o vendedor está exposto diariamente. E mais: quando o colaborador está consciente da preocupação que a empresa tem em cuidar de sua segurança e bem estar, sente-se mais motivado e produtivo.

#5 Credibilidade no mercado

Uma empresa que investe constantemente em atualização e tecnologia tem vantagem no mercado em relação aos concorrentes. Com o monitoramento da equipe de vendas, os clientes ficam mais confiantes por saberem que a entrega do seu pedido está assegurada. Além disso, tendem a valorizar e promover as marcas que prezam, efetivamente, pela segurança de seus funcionários.

Monitoramento da equipe de vendas com Siva+

Por meio de um software integrado ao smartphone do vendedor, o Siva+ permite monitorar todo o processo de vendas, do trajeto à emissão da nota fiscal. Oferece recursos compatíveis com empresas de diversos segmentos, reduzindo a burocracia e contribuindo para o cumprimento das suas metas.

Para saber mais sobre o monitoramento de equipes de vendas com Siva+, deixe sua mensagem aqui e nós entraremos em contato!